No dia 08/06/2015, durante a Hora Cívica da Escola, foi anunciado o início do Projeto Meio Ambiente para Todos- Atitudes Mudam o Mundo, apresentado aos alunos sob forma de gincana. Como se pretende, com sua implantação, além de conscientizar, criar hábitos de preservação ambiental, sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais, após algumas discussões a equipe de coordenação concluiu que esse formato despertaria maior interesse nos alunos e atingiria mais facilmente os objetivos propostos.
Após a hora Cívica, cada professor leu o Regulamento abaixo para sua turma e o expôs em Sala de Aula.
Regulamento
Projeto Meio Ambiente
Por Inteiro
As Atitudes Mudam o Mundo
Categorias
·
Alfa-
6º e 7º ano
·
Beta-
8º e 9º ano
CATEGORIA ALFA
6º e 7º ano
Tarefa
1- Coleta de Garrafas Descartáveis
As garrafas PETs, de 2litros, deverão ser trazidas para escola conforme o cronograma
a seguir.
Cronograma de Coletas de Garrafas PET
16/06
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23/06
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30/06
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07/07
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14/07
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04/08
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11/08
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18/08
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25/08
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01/09
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Cada garrafa coletada somará 10 pontos para a equipe. As equipes serão
chamadas, uma de cada vez através do equipamento e áudio da Escola para
entregarem sua arrecadação semanal, que deve vir previamente contada e será
conferida por um dos membros da Equipe Organizadora da Gincana. A pontuação
correspondente a arrecadação de cada equipe será registrada por um dos membros
de Comissão Organizadora na presença de um dos representes da turma.
No dia 04/08, após o retorno do Recesso Escolar, cada garrafa coletada valerá 1.000 pontos para a Equipe, como tarefa relâmpago. Essa pontuação valerá somente no dia 04/08. Nos demais dias, a coleta segue a pontuação normal.
No dia 04/08, após o retorno do Recesso Escolar, cada garrafa coletada valerá 1.000 pontos para a Equipe, como tarefa relâmpago. Essa pontuação valerá somente no dia 04/08. Nos demais dias, a coleta segue a pontuação normal.
Tarefa
2- Plano de Ação
Elaborar um Plano de Ação, conforme modelo em anexo, que contemple o objetivo definido por este Regulamento para cada ano/equipe. O Plano de Ação deverá ser entregue à Comissão Organizadora até o dia 30/06/2015 e poderá somar até 50.000 pontos para a equipe. A aceitação da apresentação dessa tarefa após o prazo final, bem como sua pontuação, ficará a critério da Comissão Organizadora.
Elaborar um Plano de Ação, conforme modelo em anexo, que contemple o objetivo definido por este Regulamento para cada ano/equipe. O Plano de Ação deverá ser entregue à Comissão Organizadora até o dia 30/06/2015 e poderá somar até 50.000 pontos para a equipe. A aceitação da apresentação dessa tarefa após o prazo final, bem como sua pontuação, ficará a critério da Comissão Organizadora.
6º ano-
Elaborar
um Plano de Ação que contemple a criação de um ambiente de leitura, para ser
montado no pátio da escola e utilizado durante o recreio, a partir da
utilização de garrafas PET.
7º ano
Elaborar
um Plano de Ação que contemple a confecção de jogos e brinquedos com garrafas
PET, para serem utilizados pelos alunos dos anos iniciais durante o recreio.
Tarefa
3- Parada
Ecológica
Criar e
confeccionar material de divulgação do Projeto, organizando uma “parada” para distribuí-lo
na comunidade. O material deve ser confeccionado a partir da reciclagem e em
número de, no mínimo, 30 itens. A abordagem das pessoas durante a “Parada” e o
material distribuído pela equipe deverão ser fotografados ou filmados e entregues à Comissão Organizadora em CD ou pendrive para avaliação e poderão somar até 10.000 pontos para a equipe. A execução dessa tarefa deverá ser agendada pelo Professor Conselheiro de cada turma junto à Supervisão Escolar, a partir do dia 06/07/15. As equipes deverão se organizar para executar a tarefa no período entre os dias 06/08/15 a 14/08/15, conforme o agendamento.
Tarefa
4- Execução
do Plano de Ação
No
período de 15 a 26/08, as equipe
deverá executar as ações determinadas pelo seu Plano de Ação. O processo de
execução deve ser registrado através de foto e vídeo. O material de registro
deve ser entregue em CD ou pendrive para a Comissão Organizadora, sendo o dia
26/08 o último prazo para a entrega. Serão observados os critérios de planejamento,
organização, qualidade, criatividade, funcionalidade e sustentabilidade das
ações, além de sua relevância para o bem estar da comunidade escolar. As ações poderão
somar até 50.000 pontos para a equipe, conforme o parecer da Equipe Avaliativa.
Tarefa
Bônus
Durante o período de 10/06 a 10/08 cada equipe realizará a coleta de
pilhas e baterias de celular, depositando-as no totem correspondente a sua
turma. Cada pilha somará 100 pontos para sua equipe e cada bateria somará 300
pontos.As orientações abaixo deverão ser rigorosamente seguidas na execução dessa tarefa:
- Não serão aceitas pilhas e baterias de celular novas, isto é, essas não irão acrescentar pontos à equipe.
- Todas as pilhas e baterias de celular terão a mesma pontuação, independente de tamanho, marca ou modelo.
- Caso não seja possível depositar as pilhas e baterias no totem da equipe, a mesma deve entregá-las à Comissão Organizadora dentro de garrafas PETs fechadas e identificadas com o número da turma/equipe.
Tarefa Relâmpago
Consiste na coleta de lixo eletrônico que, após ser entregue na Escola para a pontuação das equipes, será destinado para o descarte adequado. A coleta de lixo eletrônico segue o cronograma e a pontuação abaixo.
Dia 30/06/15: das 14h às 16h- Entrega do lixo eletrônico de grande porte.
Dia 01/07/15: das 8h às 11h45min- Entrega do lixo eletrônico de pequeno e médio porte.
Equipamentos de pequeno porte
Mouse, teclado, carregador, cabo, pendrive, controle remoto
|
Equipamento de médio porte
Placa eletrônica, placa mãe, memória, celular, estabilizador, modem.
|
Equipamentos de grande porte
Impressora, tablet, mini system, TV, micro-ondas, CPU completa, notebook
|
Só serão aceitos os itens que constam nessa tabela.
CATEGORIA BETA
8º e 9º ano
Tarefa 1- Redução
do consumo de água e luz
O objetivo dessa tarefa é reduzir o consumo de água e luz de sua residência através durante o período da Gincana, adotando atitudes de uso racional desses bens essenciais. A redução do consumo será comprovada da análise dos dados das faturas de água e luz.
O objetivo dessa tarefa é reduzir o consumo de água e luz de sua residência através durante o período da Gincana, adotando atitudes de uso racional desses bens essenciais. A redução do consumo será comprovada da análise dos dados das faturas de água e luz.
Cada
aluno deve trazer a conta de água e luz de sua residência para o Representante
de Turma ou o Professor Conselheiro, que preencherá a planilha com os dados
solicitados e entregará à Comissão Organizadora, conforme o cronograma a seguir.
Fatura
de Água do Mês de Maio (Consumo Inicial)
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22/06
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Fatura
de Água do Mês de Junho (Apuração da Primeira Etapa)
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17/07
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Fatura
de Água do Mês de Julho (Apuração da Etapa Final)
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21/08
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Atenção:
- As faturas de água e luz devem ser entregues juntamente com a planilha para que seja feita a conferência dos dados e, posteriormente, serão devolvidas.
- A retirada da planilha para novo preenchimento de dados das faturas deverá ser feita pelo Representante de Turma ou Professor Conselheiro.
- Para cada conta de água ou luz que não for entregue e para a qual não seja apresentada uma justificativa assinada pelo responsável junto com a planilha, serão descontados 500 pontos da equipe.
- A pontuação dessa tarefa se dará através da redução da média de consumo da turma. Assim, para cada m³ de água e para cada kWh de luz reduzido na média de consumo da turma, serão computados 100.000 pontos.
Tarefa 2- Entrega
do Plano de Ação
8º ano
e 9º ano
Elaborar
um Plano de Ação, conforme modelo em anexo, que contemple a revitalização da escola numa proposta
ecológica, visando o uso racional dos recursos naturais ou reaproveitamento de
materiais descartados no lixo.
O Plano de Ação deverá ser entregue à Comissão
Organizadora até o dia 30/06/2015. A
apresentação dessa tarefa poderá somar até 5.000 pontos para a equipe. A aceitação da apresentação dessa tarefa após o prazo final, bem como sua pontuação, ficará a critério da Comissão Organizadora.
Tarefa 3- Parada Ecológica
Criar e confeccionar material de divulgação do Projeto, organizando uma “parada” para distribuí-lo na comunidade. O material deve ser confeccionado a partir da reciclagem e em número de, no mínimo, 30 itens. A abordagem das pessoas durante a “Parada” e o material distribuído pela equipe deverão ser fotografados ou filmados e entregues à Comissão Organizadora em CD ou pendrive para avaliação e poderão somar até 10.000 pontos para a equipe. A execução dessa tarefa deverá ser agendada pelo Professor Conselheiro de cada turma junto à Supervisão Escolar, a partir do dia 06/07/15. As equipes deverão se organizar para executar a tarefa no período entre os dias 06/08/15 a 14/08/15, conforme o agendamento.
Tarefa
4
Execução
do Plano de Ação
No
período de 15 a 26/08, as equipe
deverá executar as ações determinadas pelo seu Plano de Ação. O processo de
execução deve ser registrado através de foto e vídeo. O material de registro
deve ser entregue em CD ou pendrive para a Comissão Organizadora, sendo o dia
26/08 o último prazo para a entrega. Serão observados os critérios de
planejamento, organização, qualidade, criatividade, funcionalidade e
sustentabilidade das ações, além de sua relevância para o bem estar da
comunidade escolar. As ações poderão somar até 50.000 pontos para a equipe,
conforme o parecer da Equipe Avaliativa.
Tarefa Bônus
Durante o período de 10/06 a 10/08 cada equipe realizará a coleta de pilhas e baterias de celular, depositando-as no totem correspondente a sua turma. Cada pilha somará 100 pontos para sua equipe e cada bateria somará 300 pontos.As orientações abaixo deverão ser rigorosamente seguidas na execução dessa tarefa:
- Não serão aceitas pilhas e baterias de celular novas, isto é, essas não irão acrescentar pontos à equipe.
- Todas as pilhas e baterias de celular terão a mesma pontuação, independente de tamanho, marca ou modelo.
- Caso não seja possível depositar as pilhas e baterias no totem da equipe, a mesma deve entregá-las à Comissão Organizadora dentro de garrafas PETs fechadas e identificadas com o número da turma/equipe.
Tarefa Relâmpago
Consiste na coleta de lixo eletrônico que, após ser entregue na Escola para a pontuação das equipes, será destinado para o descarte adequado. A coleta de lixo eletrônico segue o cronograma e a pontuação abaixo.
Dia 30/06/15: das 14h às 16h- Entrega do lixo eletrônico de grande porte.
Dia 01/07/15: das 8h às 11h45min: Entrega do lixo eletrônico de pequeno e médio porte.
*Só serão aceitos os itens que constam nessa tabela.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Dia 30/06/15: das 14h às 16h- Entrega do lixo eletrônico de grande porte.
Dia 01/07/15: das 8h às 11h45min: Entrega do lixo eletrônico de pequeno e médio porte.
Equipamentos de
pequeno porte
Mouse, teclado, carregador, cabo, pendrive, controle
remoto
|
Equipamento de
médio porte
Placa eletrônica, placa mãe, memória, celular,
estabilizador, modem.
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Equipamentos de grande porte
Impressora, tablet, mini system, TV, micro-ondas, CPU
completa, notebook
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PREMIAÇÃO- CATEGORIAS ALFA E BETA
· A premiação para cada categoria acontecerá em duas fases:
1ª fase- antes do Recesso Escolar
* Primeiro lugar na pontuação parcial: um café colonial na escola.
* Segundo lugar na pontuação parcial: uma rodada de cachorro-quente.
2ª fase- final do Projeto
* Equipe vencedora: uma viagem intermunicipal.
* Segundo lugar: um almoço no CTG João Sobrinho.
A divulgação do resultado de cada etapa se dará através do equipamento de som e da exposição de gráfico de desempenho no Mural da Escola e no Blog do Projeto, no endereço http://projetomeioambienteporinteiro.blogspot.com.br .
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- Quaisquer dúvidas, reclamações ou sugestões deverão ser dirigidas por escrito à Comissão Organizadora e entregues na Secretaria da Escola.
- Em hipótese alguma será aceita, por solicitação das equipes, a apresentação de provas fora dos prazos estipulados por este Regulamento.
- Somente os Representantes de Turma ou os Professores Conselheiros poderão realizar agendamentos, entrega de material ou conferência da pontuação junto à Comissão Organizadora ou à Equipe Diretiva da Escola.
- Em caso de qualquer mudança em alguma das tarefas, será solicitado às equipes, através do equipamento de áudio, para se dirigirem ao Mural da Escola, onde as alterações e novas orientações estarão expostas.
- Todo o material do Projeto estará disponível no endereço http://projetomeioambienteporinteiro.blogspot.com.br , podendo ser acessado a qualquer momento, em qualquer lugar que disponha de internet.
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